A Polícia Civil de Goiás (PCGO), por meio da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) de Anápolis, deflagrou nesta sexta-feira (12) a Operação Revelatio e prendeu Antonio Baeta de Oliveira, de 83 anos, investigado pelo crime de estupro de vulnerável contra uma adolescente de 12 anos.
De acordo com as investigações, no dia 25 de agosto a vítima, que é autista, registrou com o celular o momento em que o idoso cometeu o abuso sexual. No vídeo, ele aparece conversando com a mãe da menina, que é deficiente visual e não percebeu a situação. Dias depois, o conteúdo foi postado em uma rede social da mãe, chegando ao conhecimento da Polícia Civil.
As apurações apontam que o investigado se aproveitava da vulnerabilidade da família, oferecendo ajuda financeira e alimentos à mãe da vítima. Além disso, utilizava a condição da criança para praticar os abusos.
A prisão preventiva foi solicitada pela PCGO e deferida em tempo recorde pelo Poder Judiciário, após parecer do Ministério Público. O suspeito, que morava há mais de 50 anos no mesmo endereço em Anápolis, fugiu da cidade após a repercussão do vídeo. Ele foi localizado e preso nesta manhã, em Mutunópolis, a quase 400 quilômetros do município.

Durante a operação, também foi cumprido mandado de busca e apreensão, resultando na coleta de um dispositivo eletrônico que passará por perícia.
A divulgação da imagem e identificação do investigado foi autorizada pela autoridade policial responsável, com base na Lei nº 13.869/2019 e na Portaria nº 547/2021/DGPC, diante da possibilidade de surgirem novas vítimas.
FONTE: PCGO