Fortes chuvas e ventanias causaram destruição em cidades do sul e sudoeste de Goiás durante o final de semana e segunda-feira (22). Em Itumbiara, ventos acima de 50 km/h arrancaram telhados de comércios e amassaram portas de oficinas, com registro de chuva de granizo e alagamentos. Na zona rural de Mineiros e Portelândia, árvores caídas deixaram cerca de 200 famílias sem energia elétrica.
Segundo André Amorim, gerente do Cimehgo, as tempestades convectivas foram intensas e concentradas em cerca de 30 minutos, mas suficientes para causar grandes estragos. A GO-194, na altura de Portelândia, ficou bloqueada por árvores e galhos derrubados pela força dos ventos. A Equatorial não se manifestou sobre o prazo para restabelecer a energia nas propriedades rurais afetadas.
A previsão do tempo indica mais tempestades para toda esta semana em Goiás, devido à passagem de uma frente fria. A combinação entre aumento da nebulosidade e calor favorece a formação de novas áreas de instabilidade em todo o estado, conforme alerta do centro meteorológico.
As defesas civis municipais permanecem em alerta para novos eventos climáticos. Moradores de regiões propensas a alagamentos e ventanias devem redobrar os cuidados, evitando transitar em áreas de risco durante as chuvas fortes.