A Receita Federal anunciou nesta terça-feira (2) a antecipação do pagamento de todas as restituições do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2025. A medida beneficia milhões de contribuintes que entregaram a declaração dentro do prazo e sem inconsistências.
O calendário original previa cinco lotes, distribuídos entre maio e setembro. No entanto, graças à agilidade no processamento, todos os valores foram liberados até o lote de agosto, encerrando de forma antecipada o cronograma.
De acordo com o órgão, somente em 2025 já foram pagos R$ 36,6 bilhões em restituições, contemplando mais de 22,6 milhões de declarações em todo o país.
Como consultar a restituição
Contribuintes que ainda não receberam devem verificar a situação da declaração diretamente no portal Meu Imposto de Renda, no site da Receita Federal. No sistema, é possível acessar o Extrato do Processamento para confirmar eventuais pendências.
Caso haja inconsistências, é necessário realizar a retificação da declaração, corrigindo as informações para que a restituição seja liberada.
Segundo a Receita, a antecipação é resultado da modernização tecnológica aplicada nos sistemas de análise e reforça o compromisso da instituição com mais agilidade no atendimento ao contribuinte e a promoção da justiça fiscal.