No Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21/9), a Universidade Federal de Goiás (UFG) destaca o trabalho do seu Núcleo de Acessibilidade, que só no primeiro semestre de 2025 realizou 663 atendimentos a 157 estudantes. Em 2024, foram 1.363 atendimentos.
Criado em 2008, o Núcleo integra a Diretoria de Acessibilidade da Secretaria de Inclusão (DAC/SIN) e oferece suporte psicopedagógico, pedagógico, psicoeducacional e de letramento digital a estudantes com deficiências múltiplas, físicas, auditivas, intelectuais, visuais, além de pessoas com TDAH e TEA.
A diretora de Acessibilidade da SIN, Ana Claudia Antonio Maranhão Sá, ressalta que a acessibilidade “não é apenas para quem nasce com deficiência, mas para todos, já que qualquer pessoa pode precisar dela em algum momento da vida”.
Histórias como a da estudante de Artes Visuais Emily Araújo Silva, que tem paralisia cerebral e participa das aulas com auxílio do Núcleo, e a formatura de Gabriel Camilo da Silva, em Design Gráfico, mostram o impacto do apoio oferecido.