Após um período de mais de 130 dias de seca em várias regiões do estado, as primeiras chuvas devem atingir Goiás a partir desta terça-feira (16). De acordo com o Cimehgo, mais de 60 cidades, incluindo Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde e Mineiros, podem registrar temporais rápidos, com ventos fortes e descargas elétricas.
A Equatorial Goiás alerta para os impactos na rede elétrica, já que a primeira chuva após a estiagem acumula poeira e resíduos, o que pode causar desligamentos momentâneos. “Nossos técnicos estarão de prontidão para atuar em caso de situações envolvendo chuvas intensas”, afirmou Vinicyus Lima, gerente do Centro de Operações Integradas.
Além do risco nos sistemas elétricos, o período deve ser marcado por mudanças bruscas no clima: queda nas temperaturas durante as manhãs e tardes quentes com termômetros próximos dos 40 °C. A concessionária também reforça orientações para o uso consciente de energia, já que a bandeira tarifária vigente é a vermelha patamar 2, com acréscimo de R$ 7,87 a cada 100 kWh consumidos.




























