Para celebrar o Dia Nacional do Cerrado (11/9), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad-GO) e a Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio do Laboratório de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento (Lapig), com apoio da Secretaria de Comunicação (Secom-UFG), lançaram o concurso fotográfico “Remanescer”.
A iniciativa convida fotógrafos profissionais e amadores a registrarem a beleza dos ipês, árvores símbolo do Cerrado, como forma de sensibilizar a sociedade para a preservação dos remanescentes do bioma.
As inscrições estão abertas de 11 de setembro a 3 de outubro e podem ser feitas pelo site oficial do Lapig (lapig.iesa.ufg.br). As imagens selecionadas irão compor uma exposição física e digital no dia 26 de novembro, durante o Seminário de apresentação das bacias dos rios dos Bois, Meia Ponte, Tocantins e Paranã, mapeadas pelo Atlas dos Remanescentes de Vegetação do Estado de Goiás. No mesmo evento, serão divulgados os vencedores e realizada a entrega da premiação.
A campanha de divulgação será realizada pelas redes sociais da Semad-GO (@semadgoias), do Lapig (@lapigufg) e pelos canais oficiais da UFG.

O Atlas dos Remanescentes
O Atlas dos Remanescentes de Vegetação do Estado de Goiás é fruto de uma iniciativa da Semad, em convênio com a UFG e a Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), por meio do Lapig. O projeto utiliza imagens de satélites de alta resolução para mapear áreas ainda preservadas do Cerrado, bioma que está entre os mais impactados pelo desmatamento no Brasil.
Com alto nível de precisão, o mapeamento oferece subsídios estratégicos para políticas públicas de conservação e proteção da biodiversidade goiana.
📞 Informações para a imprensa:
Secretaria de Comunicação da Universidade Federal de Goiás (Secom UFG)
Telefone/WhatsApp: (62) 3521-1311
E-mail: saladeimprensa.secom@ufg.br