A partir desta quarta-feira, 1º de outubro de 2025, os usuários do Pix ganham uma ferramenta inédita: o chamado “botão de contestação”, que permitirá contestar transações fraudulentas, em casos de golpe ou coerção, de forma totalmente digital e sem necessidade de atendimento humano. A medida visa tornar mais ágil o bloqueio de recursos e aumentar as chances de devolução.
Como vai funcionar o botão de contestação
- A funcionalidade faz parte do Mecanismo Especial de Devolução (MED) do Pix.
- O usuário deverá acessar o aplicativo do seu banco, na área do Pix, e acionar a contestação da transação suspeita.
- Automaticamente, será enviado um alerta ao banco recebedor (do golpista) para que bloqueie os recursos disponíveis nessa conta — podendo ser bloqueios parciais.
- Os bancos envolvidos terão até 7 dias para analisar se a transação é realmente fraudulenta.
- Se for comprovado golpe, a devolução deverá ser feita ao usuário em até 11 dias após a contestação.
- Importante: o botão não será válido para casos de erros de digitação, arrependimento de envio ou disputas comerciais entre partes de boa-fé.
Porque essa ferramenta é necessária
Antes dessa medida, a contestação de fraudes no Pix dependia de contato humano com o banco ou serviço de atendimento ao cliente, muitas vezes lento. Além disso, os fraudadores costumam transferir rapidamente os valores para outras contas, dificultando sua recuperação.
Com o botão, a ideia é antecipar o bloqueio e impedir que o dinheiro seja rapidamente drenado do destino original.
Etapas e prazos importantes
Etapa | O que acontece | Prazo |
---|---|---|
Ação do usuário | Acionar contestação via app | Imediato |
Bloqueio | Banco recebedor deve bloquear recursos se existirem | Imediato ao acionamento |
Análise | Instituições analisam se foi fraude | Até 7 dias |
Devolução | Se comprovado golpe | Até 11 dias |
Atualizações anteriores no Pix / MED
Em 28 de agosto de 2025, o Banco Central publicou mudanças no regulamento do Pix para aprimorar o MED, reforçando o papel de devolução em casos de fraude e escopo de atuação das instituições.
Implicações para Goiás
- A medida traz alívio para quem teme cair em golpes: torna o processo mais imediato e automatizado.
- Em Goiás, onde golpes digitais e fraudes financeiras têm aumentado, os aplicativos bancários locais deverão implementar rapidamente a função para garantir proteção aos usuários goianos.
- Ainda assim, não elimina todos os riscos: para que o mecanismo funcione bem, será necessário que instituições financeiras, redes bancárias e fintechs implementem com agilidade e segurança.
- Além disso, alerta-se que usuários devem conservar provas (capturas de tela, comprovantes) para auxiliar análises quando solicitadas.